JSON para XML

Qual o significado do termo JSON?

Em computação, JSON, um acrônimo de JavaScript Object Notation, é um formato compacto, de padrão aberto independente, de troca de dados simples e rápida (parsing) entre sistemas, especificado por Douglas Crockford em 2000, que utiliza texto legível a humanos, no formato atributo-valor (natureza auto-descritiva). Isto é, um modelo de transmissão de informações no formato texto, muito usado em web services que usa transferência de estado representacional (REST) e aplicações AJAX, substituindo o uso do XML.

O JSON é um formato de troca de dados entre sistemas independente de linguagem de programação derivado do JavaScript. Mas a partir de 2017 muitas linguagens de programação incluiram código para gerar, analisar sintaticamente dados em formato JSON e também converter para objetos da linguagem. O tipo de mídia da Internet oficial (MIME) para o JSON é application/json e nomes de arquivos JSON usam a extensão .json.

O RFC 7493 define um perfil restrito de JSON, conhecido como I-JSON (abreviação de Internet JSON), que visa superar alguns problemas de interoperabilidade com o JSON. Cada documento I-JSON é um documento JSON válido, mas o contrário as vezes não é válido. Apesar de derivado do Javascript, alguns códigos JSON não são considerados Javascript.

Qual o significado do termo XML?

XML (Extensible Markup Language) é uma recomendação da W3C para gerar linguagens de marcação para necessidades especiais

É um dos subtipos da SGML (acrônimo de Standard Generalized Markup Language) capaz de descrever diversos tipos de dados. Seu propósito principal é a facilidade de compartilhamento de informações por intermédio da internet.

Entre linguagens baseadas em XML incluem-se XHTML (formato para páginas Web), RDF, SDMX, SMIL, MathML (formato para expressões matemáticas), NCL, XBRL, XSIL e SVG (formato gráfico vetorial). A principal característica do XML, de criar uma infraestrutura única para diversas linguagens, é que linguagens desconhecidas e de pouco uso também podem ser definidas sem maior trabalho e sem necessidade de serem submetidas aos comitês de padronização.

Gostaria de dar suporte ao nosso trabalho?

Por favor, considere desabilitar seu AdBlock para visualizar nossas páginas. Clique aqui e veja como. Ou, se preferir, considere uma doação no botão abaixo:

Solicitações

Gostaria de solicitar uma nova funcionalidade ou enviar um comentário, então clique aqui

Suporte ou Reclamação

Encontrou algum Bug em nossa página ou gostaria de fazer uma reclamação, então clique aqui